Estratégias para vencer o nervosismo
- Natália Alves
- 6 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Qualquer pessoa, em frente á um público, tem o direito de se sentir ansiosa, insegura ou nervosa, antes de se apresentar. Isso é mais comum do que você imagina. Grandes artistas já confessaram pelo menos um "frio na barriga" antes de subir ao palco. E tá tudo bem! O que não pode acontecer é você ter sua performance comprometida por causa desses sentimentos.
Não tem nada pior do que se preparar, estudar e chegar na hora completamente travado. Isso é horrível! Quantas vezes você canta em casa, no chuveiro, maravilhosamente bem e quando chega o momento de mostrar para alguém, não sai nada da forma que você preparou?!
Você não é e não será nem o primeiro, nem o último a passar por isso, acredite! Mas poderá deixar de passar, com estas dicas abaixo. Essa insegurança, geralmente, aparece devido a questões que podem sair do controle. Então comece a pensar em alternativas para retomar o domínio da situação.
:
Estude o repertório minuciosamente, cada técnica usada, a letra, o arranjo musical. Faça um mapeamento da música para que você estude de forma consciente cada música, memorize cada ajuste ou dinâmica necessárias para interpretar aquelas canções.
Conheça o espaço onde irá se apresentar, dessa forma você saberá o espaço que terá para se mover, como será a iluminação, que roupas irão favorecer sua apresentação.
Imagine a que resultado deseja chegar. A interpretação corporal, o carisma de um artista, não é natural. Um artista que quer dar emoção à sua apresentação precisa estar entregue a sua performance de corpo e mente. Isso inclui a forma como você se movimenta, como expressa suas emoções através da voz, rosto e corpo. Não deixe o resultado à sorte.
Pense nas possibilidades de fracasso e crie alternativas para resolvê-los, dessa forma você não ficará parado diante de situações que não saíram como gostaria e conseguirá contornar com mais facilidade, sem deixar que isso interfira no seu emocional.
Comece a se enxergar como artista. Acredite no que você entrega, as pessoas conseguem perceber, mesmo que de forma intuitiva, quando cantamos por cantar e quando a canção tem significado para nós. Quando você canta algo que, para você, é verdadeiro as pessoas se conectam e dão espaço para que você mostre o que faz.
Não faça dos erros uma barreira, imagine-os como uma rota a ser recalculada. Todo cantor é um instrumento humano, está sujeito a erros e isso não te faz melhor ou pior. Buque entender as situações que te levaram a errar e trace meios de corrigí-las.
Nunca se esqueça, um artista é construído dia após dia, cada erro, acerto, experiência, estudo é um pequeno tijolo a ser empilhado na construção da sua carreira. Ninguém nasce pronto. Acredite, hoje você é um artista melhor que ontem, e será assim.







Comentários