top of page
Buscar

A ação da música na sua vida espiritual

Diversos estudos já foram feitos constatando que a música exerce influencia nas emoções humanas. Existem, hoje, diversas formas de terapia que usam frequências sonoras como tratamento para os mais diversos tipos de doenças.


Ao receber uma onda sonora nosso corpo vibra, ritmando-se ao som que ouvimos, isso porque a música é uma sequência de padrões que é reconhecido e repetido pelo nosso corpo.


Oscar Wilde dizia que "a vida imita a arte", sendo isso verdade, devemos nos precaver do tipo de arte que consumimos pra não colher os impactos de uma má escolha. No caso da música, além das vibrações sonoras há também uma mensagem verbal que, muitas vezes, é cantada repetidamente. Aquilo fica tão armazenado em nossa memória que podemos repetir mentalmente inúmeras vezes um refrão que escutamos aleatoriamente.


A medida que consumimos determinado tipo de arte normalizamos vocabulários, comportamentos, atitudes e como resultado dessa normalização podemos moldar nossos próprios costumes. Basta olhar para a sociedade atual, onde os grandes sucessos desacreditam do casamento, desvalorizam e sexualizam a mulher com uma falsa imagem de "empoderamento feminino", instigam o consumo desregrado de bebidas, etc...


Imagine uma sociedade completamente inconsciente das próprias escolhas, será que ela está tão distante da realidade musical atual?!


"A boca fala do que o coração está cheio" Sabemos que esta expressão "coração" está ligado ás emoções, e se é comprovado que a música tem impacto emocional em nossas vidas, consequentemente também é que mudamos nosso comportamento a partir daquilo que escutamos com rotineiramente. Por exemplo: Um homem casado, fiel, vivendo uma vida "pacata" (em relação ao padrão de vida atual) começa a escutar musicas que retratam o quanto aqueles homens que se divorciaram, ou se relacionam sexualmente com outras mulheres, ou ficam bebendo o dia todo fora de casa, ou traem suas esposas, sem qualquer compromisso e responsabilidade são felizes, começará a desejar esta "alegria" e entenderá que está fora do padrão que habitualmente conhece, logo a solução é seguir aquilo que ele ouve. Parece absurdo, mas não é! Skinner, o autor da teoria do comportamento defendia que "as pessoas tendem a repetir comportamentos que resultam em reforços positivos" ou seja, criamos um padrão de atitudes a partir das experiências positivas e negativas que temos.


Vamos contextualizar isso na sua espiritualidade, os valores cristão visam uma vida virtuosa de entrega e doação ao próximo, uma vida de renúncias e cruz, contrastando com uma realidade de prazer demasiado, egoísmo e ganancia. Valores incompatíveis com o chamado de Cristo á nós. Logo uma pessoa, por mais "cristã" que ela seja tenderá a questionar em algum momento suas decisões que fogem ao padrão estipulado por aquilo que ela se "alimenta" artisticamente, não apenas na música, mas em todo tipo de arte.


Vigilância e seletividade devem ser qualidades de todo cristão ao escolher aquilo que irá ver ou ouvir, uma vez que a "normalidade" é relativa ao ambiente em que se vive. Busque se ocupar de produções artísticas que evidenciem a beleza da sua decisão de vida, use-a para alicerçar sua mente em sua vocação e a transforme num impulso para sua vida espiritual.



 
 
 

Comentários


  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone
  • TikTok

© 2025 Natália Lany. Todos os direitos reservados

bottom of page